Formação

A autogestão social é uma sociedade futura que significa a abolição do capitalismo e da pré-história da humanidade. A partir da sociedade autogerida, a história da humanidade passa a ser decidida pela "livre associação de produtores", ou seja, pela população e sob forma consciente. Isso pressupõe um alto grau civilizatório e de cultura socializada por toda a sociedade. A autoformação se torna algo comum. Na sociedade capitalista, marcada por ilusões, ideologias, manipulação cultural, a luta pela autogestão social encontra na falta de formação intelectual e política um de seus maiores obstáculos.

Por isso é fundametal a formação e autoformação e desenvolver isso é parte da luta pela autogestão social. A luta cultural contra as representações cotidianas ilusórias e as ideologias, a produção teórica para compreender a realidade social, o capitalismo, os processos de produção e reprodução do mesmo, a reflexão sobre o processo de transformação social e seus obstáculos e pela forma de organização da nova sociedade, a efetivação de cursos, atividades gerais de formação e propaganda generalizada, são partes desse processo.

Por isso a ANT tem como uma de suas atividades prioritárias a formação intelectual e política. E o blog da ANT será um dos espaços que utilizaremos para colaborar com esse processo. Aqui , nesse espaço, estaremos apresentando textos curtos e sintéticos que ajudam a pensar a sociedade capitalista, a autogestão, a luta pela transformação social, a cultura, formando, portanto, um espaço de formação intelectual. Em outros espaços estaremos apresentando textos mais complexos e elaborados que permitem o aprofundamento das questões abordadas aqui de forma introdutória.

Abaixo os textos de formação, sendo que estes serão ampliados e novos textos serão acrescentados com o passar do tempo.

Texto de Formação 01: O capitalismo (modo de produção capitalista).

Texto de Formação 02: O Capitalismo ("Superestrutura").

Texto de Formação 03: O Mais-Valor

Além dos textos aqui disponibilizados, um amplo material de pesquisa, de forma introdutória e como um dicionário, é a wikiautogestionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário