COMUNICADO ANT 03: A ANT E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

COMUNICADO ANT 03:


A ANT E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS


Este é mais um ano eleitoral, agora com eleições para prefeitos e vereadores. É no espaço das cidades que as eleições se realizam, no qual há uma maior proximidade entre eleitores e candidatos. É nesse contexto que a ANT deve se posicionar diante do processo eleitoral. A ANT não é uma organização “representativa” como os sindicatos e partidos. Ela é uma organização de trabalhadores – compreendendo trabalhador em sentido amplo e tendo como foco o proletariado – autogestionários que expressa sua posição diante do que ocorre no país e luta pela autogestão social e abolição do capitalismo. Por isso ela não participa do processo eleitoral, parlamentar, etc. E por isso, também, não apoia partidos, candidatos, etc. Qual é, então, a posição da ANT diante das eleições municipais?

O processo eleitoral é parte de todo um processo de controle burocrático da população, dando-lhe a ilusão de participação e decisão. Os partidos políticos são organizações burocráticas (incluindo os que se dizem de “esquerda”) que visam seus próprios interesses de luta pelo poder e a serviço dos capitalistas. A competição eleitoral não é outra coisa que uma disputa por cargos, poder e dinheiro. O resultado do processo eleitoral é apenas a escolha pela maioria dos eleitores (que não é a maioria da população, pois grande parte não tem direito ou obrigação ao voto e outra parte considerável anula, vota em branco ou se abstém) daqueles que irão gerir os interesses dos capitalistas e seus próprios interesses. Não interessa qual partido está no governo, nem quais são suas supostas propostas, todo governo faz o que tem que fazer: governar. E governar significa conservar o que existe, defender a ordem custe o que custar, realizar políticas que beneficiem o capital e comprar o apoio de certos setores da sociedade.

Os candidatos e partidos protestam! Eles dizem que são “honestos” (pois a corrupção, ligada aos interesses dos candidatos e partidos, é muito visível para deixar de mencionar e dos seus praticantes se defenderem)! Eles dizem que são “competentes” (pois, além de tudo, a maioria dos políticos profissionais são totalmente incompetentes)! Eles dizem que estão do lado dos trabalhadores! (nenhum candidato ou partido vai dizer que defende seus próprios interesses e que vão servir aos capitalistas, precisam disfarçar e dizer que estão do lado do “povo”, apesar de ninguém ver isso em governo algum).

Isso tudo, no entanto, é discurso eleitoral. Para ganhar as eleições, todos se tornam honestos, competentes, aliados dos trabalhadores (existe até um “Partido dos Trabalhadores”!!!). Ninguém ganha eleição dizendo a verdade. O discurso eleitoral é mentiroso por natureza. Nenhum candidato vai dizer que não poderá fazer muita coisa, que há limites orçamentários, que há jogo de poder dentro do parlamento, que há os financiadores de campanha, etc. O discurso eleitoral é o discurso das promessas falsas e que afirma que tudo é fácil, pois falta é “vontade”, “competência”, “honestidade”. Esse discurso mentiroso pode propor coisas fantásticas, inclusive resolver problemas que nem se poderia fazer no plano municipal, como no caso de candidato a prefeito que vai resolver o problema do desemprego, construir metrô, oferecer transporte gratuito, etc.

É por esses motivos que a posição da ANT é a favor do voto nulo autogestionário. Os trabalhadores autogestionários propõem o voto nulo como forma de protesto e deslegitimação (mostrando que não acreditamos na farsa eleitoral, nos partidos e governos) da democracia representativa (burguesa) e momento de luta cultural, propaganda, politização e divulgação do projeto autogestionário e dos meios para chegarmos ao verdadeiro processo de transformação social: luta de classes, greve geral, auto-organização, autoformação intelectual. A ANT defende a auto-organização dos trabalhadores e o voto nulo autogestionário pode ser um momento de divulgação dessa ideia e para criação e expansão de formas auto-organizativas.

Alguns podem perguntar: mas e se o prefeito eleito for ruim? E se os vereadores eleitos forem os mais corruptos e incompetentes? E se o vereador da região não for eleito, quem nos ajudará a conseguir o asfalto, o saneamento, o serviço de limpeza, etc.? Essas são questões importantes e que é preciso responder. A ANT não defende reformas no capitalismo e sim revolução anticapitalista e por isso o voto nulo autogestionário é a nossa posição. A ANT, no entanto, sabe das necessidades dos trabalhadores em seus bairros e locais de moradia e também sabe que as prefeituras e câmara de vereadores fazem pouco e nos anos eleitorais prometem muito. A ANT também sabe que geralmente os poucos benefícios conseguidos pelos trabalhadores em seus locais de moradia são produtos da pressão e não da competência, honestidade ou boa vontade dos governantes. Por isso, ao invés de votar e escolher os supostos “menos ruins” (que continuam sendo ruins, sendo “menos”, o que é apenas uma diferença quantitativa), é necessário se auto-organizar nos bairros para defender o voto nulo autogestionário e se preparar para se tornar uma auto-organização local, vinculada ou não à ANT, que vai pressionar os governantes (prefeitura e câmara de vereadores, no caso) para atender às suas necessidades. Essa pressão tende a gerar resultados, principalmente com a expansão de diversas formas de auto-organização dos trabalhadores. A ANT estará apoiando todas as lutas e reivindicações nesse sentido e dando apoio total para elas. Assim, a união de várias formas de auto-organização (moradores de bairros, usuários de transporte coletivo e outros serviços estatais, estudantes, trabalhadores) e a ANT tende a ter um poder de pressão que pode promover o atendimento das reivindicações. O voto nulo autogestionário e a fragilidade dos governos ilegítimos os tornam ainda mais tendentes a atender as pressões populares.

Assim, o voto nulo autogestionário é a única alternativa e isso tanto vale para a luta pela transformação radical da sociedade que visa instaurar a autogestão social quanto para as lutas cotidianas e reivindicações imediatas dos trabalhadores. A união e auto-organização dos trabalhadores são fundamentais e o voto nulo autogestionário e o desenvolvimento da autoformação intelectual é o recado dos trabalhadores autogestionários para a classe capitalista e seus governantes.

Vote nulo e lute pela autogestão social!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário