Quem Somos


QUEM SOMOS?


A Associação Nacional dos Trabalhadores (ANT) é uma organização de trabalhadores, incluindo não somente o proletariado, mas todos aqueles que concordam com a hegemonia proletária e se consideram trabalhadores. A hegemonia proletária é aquela na qual se reconhece que os assalariados que produzem mais-valor (trabalho excedente apropriado pelos capitalistas) são fundamentais para a transformação social, já que podem destruir a produção capitalista e esboçar novas relações de produção, fundado em igualdade e liberdade, através da autogestão social, ou seja, o autogoverno do conjunto da população da totalidade das relações sociais, desde a produção de bens materiais até todas as demais atividades sociais necessárias.

A ANT não é uma organização de representação dos trabalhadores. Não é um sindicato, pois não representa categorias profissionais e nem é uma organização burocrática. A ANT considera os sindicatos como entidades burocráticas que visam seus próprios interesses, geralmente associados aos interesses da classe dominante, os grandes empresários capitalistas. A ANT não é um partido político, pois este, mesmo aqueles que dizem “representar” os trabalhadores, também representam seus próprios interesses, visando a conquista do poder estatal, seja pela via eleitoral, seja pela via insurrecional (golpe de estado).

A ANT expressa a hegemonia proletária, acima definida, ou seja, os interesses fundamentais do proletariado e de todos os trabalhadores que desejam a superação de todas as formas de exploração e dominação, e a constituição de uma nova sociedade, fundada na autogestão generalizada, na qual o capital e a propriedade privada, o aparato estatal e governamental, a produção mercantil, entre outros males do capitalismo, são abolidos. Em seu lugar, surge uma sociedade fundada na liberdade e igualdade, sem classes sociais, sem desigualdades sociais. Todos passam a ser produtores e passam a usufluir das riquezas produzidas, bem como decidir coletivamente o processo de produção e reprodução da sociedade, inclusive a cultura, o saber, a arte, etc.

A ANT, nesse sentido, não “representa” nenhuma categoria profissional, mas expressa os interesses dos trabalhadores em geral e aglutina, no seu interior, os setores mais combativos, organizados e conscientes que concordam com a hegemonia proletária.

O objetivo fundamental da ANT é a transformação social, o que pressupõe uma ampla e total revolução social e a instauração da autogestão social. Para isso ocorrer, é necessário a ampliação da hegemonia proletária e a união geral de todos os trabalhadores. A ANT luta pela hegemonia proletária, através de suas produções, intervenções, propaganda, etc. e é um setor dos trabalhadores que visa contribuir com a união geral dos mesmos. É por isso que incentiva a auto-organização dos trabalhadores em seus locais de trabalho, moradia e estudo. Da mesma forma, ela é uma auto-organização deste setor dos trabalhadores. Para concretizar essa objetivo geral e fundamental, a ANT possui outros objetivos que são meios para atingir tal fim:

1)      Abolição do capital e todas as formas de propriedade privada de meios de produção, gerando sua socialização e autogestão pelo conjunto da população, os produtores livremente associados.
2)      Abolição do aparato estatal e as funções do Estado que são necessidades sociais passam a ser autogeridas pelos produtores associados e suas formas organizacionais.
3)      Abolição de todas as organizações burocráticas, incluindo as "representativas” (partidos políticos e sindicatos), pois com a autogestão generalizada, toda suposta forma de “representação” deixa de existir.
4)      Abolição de toda forma de produção mercantil e sua substituição pela produção de bens enquanto valores de uso, o que significa abolição do trabalho assalariado, do mercado, etc.
5)      Instauração da autogestão generalizada na sociedade através do modo de produção comunista fundado no processo de autogestão coletiva da produção.
6)      Constituição de coletivos de autogestão social em todas as instâncias da sociedade, desde o processo de produção e distribuição de riquezas, até a produção cultural, passando pelas outras atividades sociais necessárias.

Esses objetivos, para serem concretizados, são antecedidos por outros objetivos mais imediatos, a saber:

1)      Disseminar a hegemonia proletária através da luta cultural, o que inclui a crítica das ideologias, propaganda generalizada, atividades/publicações/materiais visando formação e autoformação dos trabalhadores;
2)      Apoio ao processo de auto-organização dos trabalhadores em geral;
3)      Atuação, sempre que possível e dentro das capacidades da ANT, nas lutas dos trabalhadores.
4)      Buscar aglutinar os setores sob hegemonia proletária mais combativos, conscientes e organizados da sociedade e generalizar a sua articulação e generalização através da ANT e outras formas de auto-organização.
5)      Combater as formas de divisionismo dos trabalhadores e realçar sempre a necessidade de união e apoiar as lutas pela superação das formas de opressão, desde que sob hegemonia proletária.
6)      Apoiar as reivindicações e exigências dos trabalhadores sempre que contribuírem com as lutas e com os interesses do proletariado e conjunto de trabalhadores.
7)      Disseminar, incentivar e apoiar movimentos grevistas em toda a sociedade, inclusive apontar para a greve geral nacional como objetivo e forma de luta constante dos trabalhadores.
8)      Incentivar iniciativas semelhantes em outros países e lugares, bem como apoiar as que se formarem, buscando uma articulação internacional.

Estas são as propostas e objetivos da ANT, um instrumento de luta dos trabalhadores na luta pela hegemonia proletária e autogestão social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário